Casamento das noivas de Santo Antônio acontece neste domingo em Barbalha

15 casais devem oficializar união matrimonial em cerimônia na Igreja Matriz de Santo Antônio

Depois de um hiato de dois anos, o casamento coletivo das Noivas de Santo Antônio será retomado neste fim de semana, em Barbalha. Ao todo, 45 casais já realizaram o sonho de se casar durante o evento, realizado desde 2017. Nesta 4ª edição, 15 casais devem oficializar união matrimonial em cerimônia a ser realizada na Igreja Matriz de Santo Antônio, neste domingo, 12.

Antes do casamento, as noivas participarão de um cortejo pelas ruas do Centro Histórico de Barbalha, acompanhadas por grupos da cultura popular, até chegarem à Igreja Matriz, onde o padre Cícero Leandro Cavalcante celebrará a cerimônia coletiva. A recepção será realizada nas imediações da Igreja. Ainda serão preparados 15 bolos personalizados – um para cada noiva – e bolos que serão distribuídos ao público presente.

Entre as 15 noivas, Hozana Ferreira Costa é a mais jovem, e vai se casar aos 23 anos de idade, enquanto Adelaide da Cruz Santana, aos 60 anos, é a prova de que nunca é tarde para realizar o sonho de trocar alianças. Para participar do evento-cerimônia, elas e as demais noivas precisaram atender a diversos critérios, como estar em condições de contrair núpcias, carência de meios financeiros, bem como um dos noivos residir em Barbalha.

O evento-cerimônia tem contribuído ativamente para a promoção da cultura, arte e tradições no município e surgiu como projeto coletivo da comunidade de Barbalha, por sugestão da Dra. Maria Juraci Maia Cavalcante e Rosemberg Cariry. Ele é inspirado na exitosa experiência da Câmara Municipal de Lisboa e da Igreja Católica portuguesa, que realiza seleção de casais socialmente carenciados que desejam realizar seus casamentos, como parte dos festejos do Santo Padroeiro daquela cidade.

A edição de 2022 das “Noivas de Santo Antônio” conta com a realização da Escola de Saberes de Barbalha (ESBA) que está à frente do evento desde a primeira edição, Paróquia Santo Antônio de Barbalha, Centro Pró Memória Josafá Magalhães, Instituto Corrupio, Noite das Solteironas, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal de Barbalha e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará/Casa Civil. O evento adotará protocolos sanitários como medida de prevenção à covid-19. O uso de máscara e álcool em gel será obrigatório para os casais e convidados. Todos devem ainda apresentar o cartão de vacinação devidamente em dia.

+ NOTÍCIAS